11/07/2020

11/07/2020
Nota Oficial do Legislativo - Coronavírus

Nota oficial

Nossa rotina da Câmara de Vereadores já estava diferente nos últimos meses, pois é um momento difícil, que devemos manter o trabalho para a comunidade, mas com muita responsabilidade e prevenção.

Com o recente surto de Coronavírus em no nosso município, com diversos casos positivados, trazendo apreensão e preocupação em toda a população, o Legislativo Municipal, decidiu no último sábado, dia 4, a adotar medidas imediatas, tais como: a suspensão de atividades do Legislativo, cancelamento da Sessão Ordinária que seria realizada na terça (07 de julho), bem como, a orientação para que todos os Vereadores e servidores que tomem os cuidados necessários.

Não é o momento de criticar as atitudes do Executivo Municipal, é o momento de transparência nas atitudes e de cooperação, e por este motivo, o Presidente da Câmara, Libinho Pires, destinou já na última terça-feira, dia 07 de julho, a destinação de R$ 100 mil, relativo ao seu repasse para o Executivo. Lembramos ainda, que logo no início da pandemia, o Presidente já havia tomado decisão semelhante, destinando na ocasião R$ 50 mil. Ressaltamos à população que este montante de R$ 150 mil, foi indicado que a sua aplicação seja utilizada exclusivamente nas ações de combate ao coronavirus no município.

O Presidente Libinho Pires, também convocou todos os Vereadores e servidores para que passassem por testes de laboratório neste sábado, dia 11 de julho. A data foi definida para que ocorresse o tempo hábil após o surto e os resultados fossem mais concretos. Vale salientar, que mesmo que alguns Vereadores já tivessem realizado o teste em datas anteriores, cumpriram a convocação do Presidente e realizaram mais uma vez o procedimento.

Os resultados dos 13 testes (9 Vereadores e 4 Servidores) foram apresentados no início da tarde deste sábado, apontando que 11 testes apontaram o diagnóstico com não reagentes (provavelmente sem presença do Vírus) e 2 testes, com o diagnóstico de que já tiveram contato com o vírus, porém já estariam praticamente curados. Todos esses resultados serão informados oficialmente a Secretaria Municipal de Saúde do município.

De acordo com o anunciado pelo Governo do Estado, no Modelo de Distanciamento Social, Pantano Grande provisoriamente está classificado na região que adotará, a partir desta terça-feira, dia 14, a Bandeira Vermelha. Em se confirmando esta classificação, pelos próximos quinze dias a Câmara seguirá as seguintes determinações:

- Suspensão de reuniões presenciais no Legislativo, com exceção das Sessões;
- Afastamento de servidores ou Vereadores que estão com sintomas gripais, ou tiveram contato direto com positivados para o Covid-19;
- Medição de temperatura;

Continuarão ocorrendo as seguintes recomendações, já adotadas desde o início da pandemia:
- Distribuição de máscaras para todos e a exigência de seu uso;
- Higienização periódica de todos os espaços com álcool 70% e reforço na limpeza;
- Proibição de chá, café e chimarrão em todas as dependências;
- Proibição de viagens dos vereadores a outros municípios – exceto em casos excepcionais e de urgência comprovada

Por fim, informamos a comunidade que os trabalhos do Legislativo não serão comprometidos. Pelo prazo de duas semanas, à contar desta segunda-feira, dia 13, o Legislativo realizará somente trabalho interno, bem como se permitirá aos servidores realizar suas atividades no sistema de Home office. Neste período os Vereadores poderão encaminhar seus pedidos por meios virtuais até a Secretaria da Casa, não necessitando se deslocar até a sede do Legislativo.

A próxima Sessão Ordinária está confirmada para o dia 14 de julho de 2020, às 19 horas, podendo ser acompanhada ao vivo pelas redes sociais do Legislativo (Youtube e Facebook). Acompanhe as manifestações dos vereadores, que abordarão o surto de coronavírus no município.

Nota oficial

- Suspensão de reuniões presenciais no Legislativo, com exceção das Sessões;