Câmara de Vereadores de Pantano Grande
CÂMARA DE VEREADORES DE
PANTANO GRANDE
SESSÕES DA CÂMARA
06/06/2023 19ª Sessão Ordinária de 2023 - 06/06/2023
Hora: 19:00
Local: Auditório da Câmara Municipal
PAUTA DA SESSÃO
PAUTA DA SESSÃO
  PDF  WORD
1) PRESIDENTE - “Havendo o número legal de Vereadores, declaro aberta está 19ª Sessão Plenária Ordinária, do dia 06 de junho de 2023
2) PRESIDENTE: Saúda a todos os presentes, informa que está sendo transmitida a Sessão pelo Facebook, Youtube, Rádio Rio Pardo
3) PRESIDENTE - Passamos a deliberação da Ata da Sessão anterior - Ata nº 018 de 30 de maio de 2023, que foi enviada a todos anteriormente.
Discussão da Ata: _________ Votação da Ata: ________

4) PRESIDENTE: Convido o 1° Secretario Airton Selmar Schaefer para secretariar os trabalhos e fazer a leitura das correspondências encaminhadas à câmara municipal, dando início ao PEQUENO EXPEDIENTE.
• 1º Secretário - Deixamos a disposição dos Vereadores as matérias recebidas.
• Ofício 024/2023 do setor de Contabilidade da Prefeitura Municipal sobre receita corrente líquida.

PRESIDENTE: LEITURA DOS PEDIDOS DE PROVIDÊNCIAS
1° SECRETÁRIO: PEDIDO DE PROVIDÊNCIA VEREADORA ZENEIDE MACHADO N° 055/2023
055/2023 – Que o Executivo Municipal tome providências urgentes para realizar a colocação de terra nas ruas do Bairro Farol que colocaram somente pedregulhos.
PRESIDENTE: Abro espaço para Vereadora autora usar a palavra

1° SECRETÁRIO: PEDIDO DE PROVIDÊNCIA VEREADORA ZENEIDE MACHADO N° 056/2023
056/2023 – Que o Executivo Municipal tome providências para realizar a abertura do Posto de saúde da Aroeiras todos os dias da semana, visto que hoje ele só abre às terças-feiras.
PRESIDENTE: Abro espaço para Vereadora autora usar a palavra

PRESIDENTE: LEITURA DAS INDICAÇÕES
1° SECRETÁRIO: INDICAÇÃO VEREADOR THOMAS RAABE MEGLIN 111/2023
111/2023 – Que o Executivo Municipal estude a possibilidade de que o Prefeito Municipal, como Presidente da AMVARP lute junto com todos os outros prefeitos da região, pela extensão do gasoduto, que conforme projeto, muito em breve chegará até a cidade de Minas do Leão, onde a mesma irá gerar gás derivado do lixo que recebe de toda a região e colocará este gás na rede. Faço este pedido devido ao grande desenvolvimento industrial que as cidades que passam o gasoduto têm, devido a ser um combustível que pode ser transformado em energia muito mais barato, se este gasoduto quando estiver em Minas do Leão se estender até a cidade de Pantano Grande, logo poderá estar indo para Rio Pardo e Santa Cruz do Sul, assim fortalecendo muito a geração de empregos em toda nossa região com a vinda de grandes empresas.

PRESIDENTE: DISCUSSÃO: ___________VOTAÇÃO: ____________

1° SECRETÁRIO: INDICAÇÃO VEREADORA EVANIA FRANTZ TREVISAN 112/2023
112/2023 – Reitera as diversas solicitações ao Executivo Municipal e à Secretaria competente que providencie o conserto do calçamento, na Rua Dario Lopes de Almeida, bem no trevo de entroncamento com a Rua Papa João XXIII. Assim considerando a relevância da presente indicação, solicito a aprovação dos senhores vereadores e vereadora.
PRESIDENTE: DISCUSSÃO: ___________VOTAÇÃO: ____________

1° SECRETÁRIO: INDICAÇÃO VEREADOR LUIZINHO MIGUEL BALEN 113/2023
113/2023 – Que o Executivo Municipal estude a possibilidade de realizar a aquisição de um carroção / carreta com triturador de galhos para auxiliar na limpeza da cidade, visto o grande acúmulo de entulhos e a chegada da época das podas.
PRESIDENTE: DISCUSSÃO: ___________VOTAÇÃO: ____________

1° SECRETÁRIO: INDICAÇÃO VEREADOR LUIZINHO MIGUEL BALEN 114/2023
114/2023 – Que o Executivo Municipal entre em contato com o DNIT para solucionar o problema de acúmulo de água na BR 290, km 215, em frente ao Restaurante do Adão e também de buracos e desníveis na pista no acesso da cidade de Pantano Grande pelo Bairro Vila Frantz no entroncamento da BR 290 e Rua Sotero Hermínio Frantz, nas proximidades da Casa de materiais de construção Veneza, os problemas devem ser solucionados urgentemente porque podem causar acidentes e transtornos.
PRESIDENTE: DISCUSSÃO: ___________VOTAÇÃO: ____________

1° SECRETÁRIO: INDICAÇÃO VEREADOR LUIZINHO MIGUEL BALEN 115/2023
115/2023 – Que o Executivo Municipal estude a possibilidade de pôr em prática o Programa de doação de próteses dentárias no município.
PRESIDENTE: DISCUSSÃO: ___________VOTAÇÃO: ____________

1° SECRETÁRIO: INDICAÇÃO VEREADOR THOMAS RAABE MEGLIN 116/2023
116/2023 – Que o Executivo Municipal estude a possibilidade de entrar em Contato com o DNIT e com o auxílio do Executivo para que seja colocado redutores de velocidade na BR 290, principalmente nas proximidades do Posto Nevoeiro, dos dois lados, para que os pedestres possam atravessar a BR com segurança.
PRESIDENTE: DISCUSSÃO: ___________VOTAÇÃO: ____________

1° SECRETÁRIO: INDICAÇÃO VEREADOR CARLOS AUGUSTO FRANCO DE FREITAS 117/2023
117/2023 – Solicita ao Executivo Municipal e a Secretaria competente que façam o CONSERTO do Friso (Calçada) de Pedras Originais da Praça Central no Entorno do Quiosque. A calçada foi quebrada para colocar os canos dos banheiros e depois nunca mais foi consertada. Certo do atendimento por parte da administração municipal, solicito a aprovação dos colegas vereadores, deste importante pedido com fotos em anexo.
PRESIDENTE: DISCUSSÃO: ___________VOTAÇÃO: ____________

PRESIDENTE: LEITURA DO PEDIDO DE INFORMAÇÃO
1° SECRETÁRIO: PEDIDO DE INFORMAÇÃO VEREADORA EVANIA FRANTZ TREVISAN N° 024/2023
024/2023 – Ao Executivo Municipal em relação ao piso do magistério, em reiteração ao Pedido 014/2023, não respondido pelo executivo municipal: Reitero o pedido de informação, para que o Executivo encaminhe a este Poder Legislativo, qual a metodologia utilizada para aplicação das tabelas do artigo 4º da Lei 1.007/2022 e do artigo 4º da Lei 1.079/2023, quanto a aplicação do piso do magistério, acompanhado das planilhas de memória de cálculo realizada, visto que os percentuais são totalmente diferenciados entre níveis e classes. Quanto a resposta do Pedido de informação 014/2023 que repriso “Quanto as indagações, informamos que se tratar de matéria exclusiva do executivo”, a mesma é inaceitável e passível de cassação do mandato do Prefeito nos termos do artigo 15, § 1º, da Lei Orgânica Municipal, então antes de encaminhar pedido de cassação reiteramos o pedido. Assim, solicito que após lido em plenário o presente pedido de informação seja encaminhado ao executivo nos termos da Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno desta Casa.
PRESIDENTE: Pedido será encaminhado ao Executivo para resposta





PRESIDENTE: MATÉRIAS QUE BAIXAM PARA AS COMISSÕES


1º Secretario – Projeto de Lei n° 036/2023, de autoria do Poder Legislativo, autoria do Vereador Carlos Augusto Franco de Freitas que Institui no Município de Pantano Grande - RS, a Semana Municipal Lixo Zero.
Presidente: Baixo para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, finanças e tributação

1º Secretario – Projeto de Lei n° 037/2023, de autoria do Poder Executivo que Dispõe a criação do Programa “Adote uma parada de ônibus” e dá outras providências.
Presidente: Baixo para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, finanças e tributação

1º Secretario – Projeto de Lei n° 038/2023, de autoria do Poder Executivo que Altera a Lei n° 383/2013, na forma em que especifica.
Presidente: Baixo para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, finanças e tributação

1º Secretario – Projeto de Lei n° 039/2023, de autoria do Poder Legislativo, autoria da Vereadora Evania Frantz Trevisan que Fica instituída a “Semana de Promoção da Saúde Mental”, no Município de Pantano Grande – RS, na forma em que específica
Presidente: Baixo para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação; Orçamento, finanças e tributação


PRESIDENTE: PASSAMOS AO GRANDE EXPEDIENTE: Vereadores por ordem de sorteio:
1 ___________________________
2 ____________________________
3 ____________________________
4 ___________________________
5 ______________________________
6 ____________________________
7 ____________________________
8 _____________________________
9 Thomas Raabe Meglin – Passar Presidência para usar a palavra.

PRESIDENTE: PASSAMOS A ORDEM DO DIA:

PRESIDENTE: LEITURA DOS REQUERIMENTOS
1° SECRETÁRIO: REQUERIMENTO VEREADOR CARLOS AUGUSTO FRANCO DE FREITAS N° 003/2023
Carlos Augusto Franco de Freitas investido no cargo eletivo de Vereador, respeitosamente, vem à presença de Vossa Excelência, para requerer que encaminhe correspondência convidando representante da Produtora Grupo Lumens, inscrita no CNPJ 20.823.848/0001-28 (Cartão em anexo), visto que após procura no site da Receita Federal e próprio da Produtora podendo ser a Senhora Ligiane Santos ou Pierre Luz para comparecer até esta Casa Legislativa em Sessão Ordinária, visto a visibilidade das Sessões da Câmara, de acordo com a Lei Orgânica e Regimento Interno vigente, para realizar a entrega aos Vereadores das prestações de contas referentes a Extracoop e Festa do Cavalo do ano de 2022 bem como usar o Púlpito pelo tempo regimental para sanar dúvidas dos Vereadores quanto a Festa, pois como informado no Ofício ADM n° 077/2023 do Executivo Municipal em resposta ao Pedido de Informação n° 016/2023 todo e qualquer débito ou crédito foi repassado diretamente na conta da produtora e a festa foi de responsabilidade e risco da mesma, na qual este Vereador solicita as informações diretamente para organizadora e realizadora do evento, na qual sugerimos as datas de 13, 20, 27/06 conforme disponibilidade do mesmo. Nestes termos, pede deferimento.
PRESIDENTE: VOTAÇÃO: _______________

1° SECRETÁRIO: REQUERIMENTO VEREADORES LEONIR JOSÉ DE MATOS PIRES, THOMAS RAABE MEGLIN N° 004/2023
Os Vereadores abaixo subscritos, respeitosamente, vem à presença de Vossa Excelência, para requerer que essa Casa Legislativa envie correspondência a CEEE Equatorial para solicitar urgentemente a manutenção de postes de energia elétrica em frente à residência de número 55 na Rua Otaviano Lino de Souza e também na Rua Carlos Gomes, visto que estes postes possivelmente vem deixando várias residências sem energia elétrica, tendo que a CEEE Equatorial intervir nos locais após as quedas, causando tanto transtornos para os moradores quanto para as equipes da CEEE que devem se deslocar até o local
Nestes termos, pede deferimento.
PRESIDENTE: VOTAÇÃO: _______________

PRESIDENTE: Projeto de Lei n° 029/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal que Autoriza o município a contratar em caráter emergencial e por tempo determinado 01 (um) Educador Físico e dá outras providências.
1 – 1° SECRETARIO: Comissão de Constituição, Justiça e Redação - Voto do Relator Luizinho Miguel Balen favorável a tramitação do Projeto, acompanhando o voto através de Parecer o Presidente: Carlos Augusto Franco de Freitas, e o Membro Edinaldo Nunes de Moura.
2 – 1º SECRETARIO: Comissão de Orçamento, finanças e tributação – A Comissão é a favor da tramitação da matéria – Presidente – Lucas da Silva Rodrigues; Membro: Luizinho Miguel Balen; Suplente: Edinaldo Nunes de Moura.
3 – 1º SECRETARIO: Comissão de Educação – A Comissão é a favor da tramitação da matéria – Presidente – Lucas da Silva Rodrigues; Relatora: Evania Frantz Trevisan; Membro: Leonir José de Matos Pires.
4 – PRESIDENTE: Discussão do Projeto
5 – PRESIDENTE: Votação do Projeto – Quem for favorável permaneça como está caso contrário queira levantar-se

PRESIDENTE: Projeto de Lei n° 030/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal que Altera o parágrafo único do artigo 3° da Lei Municipal 1.057/2023 e o parágrafo único do artigo 2° da Lei Municipal 1.067/2023, nos termos que especifica
1 – 1° SECRETARIO: Comissão de Constituição, Justiça e Redação - Voto do Relator Luizinho Miguel Balen favorável a tramitação do Projeto, acompanhando o voto através de Parecer o Presidente: Carlos Augusto Franco de Freitas, e o Membro Edinaldo Nunes de Moura.
2 – 1º SECRETARIO: Comissão de Orçamento, finanças e tributação – A Comissão é a favor da tramitação da matéria – Presidente – Lucas da Silva Rodrigues; Membro: Luizinho Miguel Balen; Suplente: Edinaldo Nunes de Moura.
3 – PRESIDENTE: Discussão do Projeto
4 – PRESIDENTE: Votação do Projeto – Quem for favorável permaneça como está caso contrário queira levantar-se

PRESIDENTE: Projeto de Lei n° 031/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal que Autoriza o município a contratar, em caráter emergencial, por tempo determinado, recursos humanos para atendimento da Secretaria de Saúde, nos termos em que especifica.
1 – 1° SECRETARIO: Comissão de Constituição, Justiça e Redação - Voto do Relator Luizinho Miguel Balen favorável a tramitação do Projeto, acompanhando o voto através de Parecer o Presidente: Carlos Augusto Franco de Freitas, e o Membro Edinaldo Nunes de Moura.
2 – 1º SECRETARIO: Comissão de Orçamento, finanças e tributação – A Comissão é a favor da tramitação da matéria – Presidente – Lucas da Silva Rodrigues; Membro: Luizinho Miguel Balen; Suplente: Edinaldo Nunes de Moura.
3 – 1º SECRETARIO: Comissão de Saúde e saneamento – A Comissão é a favor da tramitação da matéria – Presidente – Evania Frantz Trevisan; Relator: Edinaldo Nunes de Moura; Membro: Airton Selmar Schaefer.
4 – PRESIDENTE: Discussão do Projeto
5 – PRESIDENTE: Votação do Projeto – Quem for favorável permaneça como está caso contrário queira levantar-se

PRESIDENTE: Projeto de Lei n° 032/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal que Autoriza o município a contratar, em caráter emergencial, por tempo determinado, recursos humanos para atendimento das Secretarias municipais, nos termos em que especifica.
1 – 1° SECRETARIO: Comissão de Constituição, Justiça e Redação - Voto do Relator Luizinho Miguel Balen favorável a tramitação do Projeto, acompanhando o voto através de Parecer o Presidente: Carlos Augusto Franco de Freitas, e o Membro Edinaldo Nunes de Moura.
2 – 1º SECRETARIO: Comissão de Orçamento, finanças e tributação – A Comissão é a favor da tramitação da matéria – Presidente – Lucas da Silva Rodrigues; Membro: Luizinho Miguel Balen; Suplente: Edinaldo Nunes de Moura.
3 – PRESIDENTE: Discussão do Projeto
4 – PRESIDENTE: Votação do Projeto – Quem for favorável permaneça como está caso contrário queira levantar-se

PRESIDENTE: Projeto de Lei n° 033/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal que Altera a Lei Municipal n° 739, de 19 de junho de 2019, na forma que especifica.
1 – 1° SECRETARIO: Comissão de Constituição, Justiça e Redação - Voto do Relator Luizinho Miguel Balen favorável a tramitação do Projeto, acompanhando o voto através de Parecer o Presidente: Carlos Augusto Franco de Freitas, e o Membro Edinaldo Nunes de Moura.
2 – 1º SECRETARIO: Comissão de Orçamento, finanças e tributação – A Comissão é a favor da tramitação da matéria – Presidente – Lucas da Silva Rodrigues; Membro: Luizinho Miguel Balen; Suplente: Edinaldo Nunes de Moura.
3 – PRESIDENTE: Discussão do Projeto
4 – PRESIDENTE: Votação do Projeto – Quem for favorável permaneça como está caso contrário queira levantar-se

PRESIDENTE: Projeto de Lei n° 034/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal que Autoriza o Executivo a prorrogar os prazos de contratações emergenciais de Agente Comuniário de Saúde (Leis Municipais n° 999, de 06 de abril de 2022, 1.015, de 01 de junho de 2022 e 1.016, de 01 de junho de 2022) e dá outras providências.

1 – 1° SECRETARIO: Comissão de Constituição, Justiça e Redação - Voto do Relator Luizinho Miguel Balen favorável a tramitação do Projeto, acompanhando o voto através de Parecer o Presidente: Carlos Augusto Franco de Freitas, e o Membro Edinaldo Nunes de Moura.
2 – 1º SECRETARIO: Comissão de Orçamento, finanças e tributação – A Comissão é a favor da tramitação da matéria – Presidente – Lucas da Silva Rodrigues; Membro: Luizinho Miguel Balen; Suplente: Edinaldo Nunes de Moura.
3 – PRESIDENTE: Discussão do Projeto
4 – PRESIDENTE: Votação do Projeto – Quem for favorável permaneça como está caso contrário queira levantar-se

PRESIDENTE: Projeto de Lei n° 035/2023, de autoria do Poder Executivo Municipal que Autoriza abertura de crédito adicional especial no orçamento corrente.
1 – 1° SECRETARIO: Comissão de Constituição, Justiça e Redação - Voto do Relator Luizinho Miguel Balen favorável a tramitação do Projeto, acompanhando o voto através de Parecer o Presidente: Carlos Augusto Franco de Freitas, e o Membro Edinaldo Nunes de Moura.
2 – 1º SECRETARIO: Comissão de Orçamento, finanças e tributação – A Comissão é a favor da tramitação da matéria – Presidente – Lucas da Silva Rodrigues; Membro: Luizinho Miguel Balen; Suplente: Edinaldo Nunes de Moura.
3 – PRESIDENTE: Discussão do Projeto
4 – PRESIDENTE: Votação do Projeto – Quem for favorável permaneça como está caso contrário queira levantar-se

PRESIDENTE: Declaro encerrada esta décima nona Sessão Plenária Ordinária do ano de 2023, sendo que a nossa próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 13 de junho de 2023.

MATERIAS LEGISLATIVAS




VEREADORES PRESENTES
AUSENTE
Lucas da Silva Rodrigues

AUSENTE
Luizinho Miguel Balen

PRESENTE
Leonir José de Matos Pires

PRESENTE
Zeneide Machado

PRESENTE
Evania Frantz Trevisan

PRESENTE
Carlos Augusto Franco de Freitas

PRESENTE
Edinaldo Nunes de Moura

PRESENTE
Airton Selmar Schaefer

PRESENTE
Thomas Raabe Meglin

Rua Duque de Caxias, nº 42
Centro - Pantano Grande
Atendimento: Segunda das 07h45 às 12h15 e das 13h às 16h, terça das 8h às 11h50 e das 17h até o fim da Sessão e quartas, quintas e sextas das 8h às 11h50 e das 13h às 16h
Fone/Fax: (51) 3734-1285
camarapantanogrande@yahoo.com.br