Câmara de Vereadores de Pantano Grande
CÂMARA DE VEREADORES DE
PANTANO GRANDE
SESSÕES DA CÂMARA
01/06/2021 Sessão Ordinária de 01 de junho de 2021
Hora: 19:00
Local: Auditório da Câmara Municipal
PAUTA DA SESSÃO
PAUTA DA SESSÃO
  PDF  WORD
1) PRESIDENTE - “Havendo o número legal de Vereadores, declaro aberta esta 18ª Sessão Plenária ORDINÁRIA, do dia 01 de junho de 2021
2) PRESIDENTE – A Ata nº 017 de 25 de maio de 2021 foi encaminhada anteriormente para todos os Vereadores para a Leitura, onde coloco a mesma em discussão ______e em votação, Ata _______por _____ votos a ______
3) PRESIDENTE: Convido o Vereador Carlos Augusto, para secretariar os trabalhos e fazer a leitura das correspondências encaminhadas à câmara municipal, dando início ao PEQUENO EXPEDIENTE.
• 1º Secretário - Deixamos a disposição dos Vereadores as seguintes matérias: Periódicos, Folders de cursos, solicitações do auditório, matérias vencidas e outras matérias:
• Ofício ADM n° 100/2021 do Executivo Municipal em resposta ao Pedido de Informação n° 028/2021
• Ofício ADM n° 101/2021 do Executivo Municipal em resposta ao Pedido de Informação n° 026/2021
• Ofício ADM n° 102/2021 do Executivo Municipal em resposta ao Pedido de Informação n° 027/2021
• Ofício ADM n° 104/2021 do Executivo Municipal em resposta ao Pedido de Informação n° 025/2021
• Ofício ADM n° 105/2021 do Executivo Municipal em resposta ao Pedido de Informação n° 029/2021
PRESIDENTE: LEITURA DOS PEDIDOS DE PROVIDÊNCIA

1º SECRETÁRIO: PEDIDOS DE PROVIDÊNCIA VEREADORA ZENEIDE MACHADO Nº 111/2021
111/2021 - Que o Executivo Municipal tome providências para que à Secretaria competente realize a fiscalização dos transportes “clandestinos” de passageiros, no qual motoristas em carros particulares estão atendendo a partir de ligações diretas em celulares, podendo ser algo sem segurança e que causa transtorno aos taxistas e insegurança a comunidade.
PRESIDENTE: ABRO ESPAÇO PARA VEREADOR AUTOR USAR A PALAVRA

1º SECRETÁRIO: PEDIDO DE PROVIDÊNCIA VEREADOR CARLOS AUGUSTO FRANCO DE FREITAS Nº 112/2021
112/2021 - Que o Executivo Municipal tome providências para que à Secretaria competente realize o corte do pinheiro na Praça Central em frente à Igreja, no qual o mesmo está seco, na situação em que se encontra, com a proximidade do inverno e possíveis temporais o mesmo poderá causar algum dano a veículos, pedestres, casa Paroquial, ou outros em caso de queda.
PRESIDENTE: ABRO ESPAÇO PARA VEREADOR AUTOR USAR A PALAVRA

1º SECRETÁRIO: PEDIDO DE PROVIDÊNCIA VEREADOR LEONIR JOSÉ DE MATOS PIRES Nº 113/2021
113/2021 - Que o Executivo Municipal tome providências para realizar o encascalhamento do trecho as margens da BR 471 / 290, localizado ao lado da estação rodoviária, próxima ao ponto de táxi da mesma.
PRESIDENTE: ABRO ESPAÇO PARA VEREADOR AUTOR USAR A PALAVRA

1º SECRETÁRIO: PEDIDO DE PROVIDÊNCIA VEREADOR CARLOS AUGUSTO FRANCO DE FREITAS Nº 114/2021
114/2021 - Que o Executivo Municipal tome providências para realizar a colocação da tampa da caixa d’agua que armazena água para a distribuição na localidade da Divisa. Visto que a mesma está sem a tampa, a céu aberto, podendo ocasionar até problemas de saúde a quem utiliza esta água, porque pode estar com algum tipo de contaminação por pássaros, insetos e outros que podem cair dentro da caixa.
PRESIDENTE: ABRO ESPAÇO PARA VEREADOR AUTOR USAR A PALAVRA

PRESIDENTE: LEITURA DAS INDICAÇÕES

1º SECRETÁRIO: INDICAÇÃO VEREADOR EDINALDO NUNES DE MOURA Nº 095/2021
095/2021 – Solicita ao Executivo Municipal e à Secretaria competente que estude a viabilidade da adequação da legislação municipal para proporcionar vagas para os Portadores de Necessidade Especial (PND), nos processos seletivos e concursos públicos futuros do município, nos termos da Lei Federal nº 8.112/1990. Que a alteração seja analisada para os próximos processos seletivos e concursos públicos, nos termos da justificativa do presente pedido. Assim considerando a relevância da presente indicação, solicito a aprovação dos senhores vereadores e vereadora.
PRESIDENTE: A Indicação nº 095 / 2021 está em DISCUSSÃO: ________ EM VOTAÇÃO: _______________

1º SECRETÁRIO: INDICAÇÃO VEREADOR LEONIR JOSÉ DE MATOS PIRES Nº 096/2021
096/2021 – Solicita ao Executivo Municipal e à Secretaria competente que estude a viabilidade da adequação da escolaridade exigida para o cargo de motorista, visto que hoje é exigido ensino médio e habilitação, visto que em muitos casos a escolaridade restringe a participação de candidatos, habilitados com a CNH devida, e que possuem grande qualificação profissional para o cargo, e a escolaridade impossibilita a participação em processos seletivos e concursos públicos. Que a alteração seja analisada para os próximos processos seletivos e concursos públicos, desde já se sugerindo que seja adotada a escolaridade ensino fundamental incompleto, nos termos da justificativa do presente pedido. Assim considerando a relevância da presente indicação, solicito a aprovação dos senhores vereadores e vereadora.

PRESIDENTE: A Indicação nº 096 / 2021 está em DISCUSSÃO: ________ EM VOTAÇÃO: _______________

1º SECRETÁRIO: INDICAÇÃO VEREADORA EVANIA FRANTZ TREVISAN Nº 097/2021
097/2021 – Solicita ao Executivo Municipal e à Secretaria competente o estudo da possiblidade, de apresentação de projeto de lei que institua a obrigatoriedade de instalação de GPS em veículos oficias do poder público, e também nos serviços terceirizados de transporte, nos termos nda minuta sugestão em anexo. O presente projeto auxiliará o poder executivo, e outros órgãos internos e externos de controle, na fiscalização das ações além de dar maior segurança aos passageiros e motoristas, que contarão com sistema de rastreamento de seus veículos. Assim considerando a relevância da presente indicação, solicito a aprovação dos senhores vereadores e vereadora.

PRESIDENTE: A Indicação nº 097 / 2021 está em DISCUSSÃO: ________ EM VOTAÇÃO: _______________

PRESIDENTE: LEITURA DO PEDIDOS DE INFORMAÇÃO

1º SECRETÁRIO: PEDIDO DE INFORMAÇÃO VEREADOR LUIZINHO MIGUEL BALEN Nº 030/2021
030/2021

Em acordo com a Lei Municipal n° 873 de 17/03/2021 que Autoriza a aquisição de vacinas e insumos destinados à vacinação para o enfrentamento da pandemia de Covid 19 solicita:

Quantas doses de vacinas foram compradas pelo município? De quem foi comprada? Qual o valor que foi pago por cada dose?


1º SECRETÁRIO: PEDIDO DE INFORMAÇÃO VEREADORA EVANIA FRANTZ TREVISAN Nº 031/2021

031/2021

Solicitamos ao poder executivo, através da secretaria competente em relação ao processo licitatório para contratação de empresa para prestação de serviço Pronto Atendimento 24 horas e fornecimento de médicos especialistas as seguintes informações:
1) quais as especialidades foram atendidas;
2) quantas consultas foram realizadas por cada especialidade;
3) quais os valores pagos a empresa por cada especialidade discriminadamente;
4) apresentar comprovantes de pagamentos dos serviços acompanhados dos documentos exigidos no §6º, da Cláusula quarta, do CONTRATO Nº 005/2021, TIPO: PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
Por fim, lembramos os termos do artigo 15, § 1º da Lei Orgânica Municipal, combinado com o artigo 202, § 2º do Regimento Interno da Câmara Municipal de Vereadores de Pantano Grande, o não atendimento do pedido no prazo legal e ainda a prestação de informações falsas sujeitará o Prefeito a processo de responsabilização político-administrativa.
Assim, solicitamos que o plenário analise o presente pedido de informação e que a Excelentíssima Senhora Presidente encaminhe o pedido ao executivo nos termos da Lei Orgânica Municipal e Regimento Interno desta Casa.

1º SECRETÁRIO: PEDIDO DE INFORMAÇÃO VEREADORA ZENEIDE MACHADO Nº 032/2021

032/2021
Ao Executivo Municipal em relação a cobrança de água no interior do Município:

a) considerando o mencionado pelo Prefeito Municipal em reunião realizada no dia 24 de maio de 2021, no distrito de Aroeiras, solicitamos cópia do ofício encaminhado ao Ministérios Público e ao Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, solicitando a suspensão da cobrança de água até a regularização das redes de água, inclusive com cópia do recebimento do ofício.

PRESIDENTE: MATÉRIAS QUE BAIXAM PARA AS COMISSÕES

1º SECRETARIO: Projeto de Lei n° 061/2021, de origem do Poder Executivo que Institui o Cadastro Técnico Municipal de Atividades Potencialmente Poluidoras ou Utilizadoras de Recursos Ambientais, e cria a Taxa de Controle e Fiscalização Ambiental Municipal do município de Pantano Grande / RS, de acordo com a Lei Federal n° 6.938/1981 e alterações, e dá outras providências
PRESIDENTE: Baixo para as Comissões de Constituição Justiça e Redação, Orçamento, finanças e tributação

1º SECRETARIO: Projeto de Lei n° 063/2021, de origem do Poder Executivo que Institui a proteção ao patrimônio histórico, artístico e cultural do município e dá outras providências
PRESIDENTE: Baixo para as Comissões de Constituição Justiça e Redação, Orçamento, finanças e tributação

PRESIDENTE: PASSAMOS AO GRANDE EXPEDIENTE: Por ordem de sorteio

Airton Schaefer
Carlos Augusto
Edinaldo de Moura
Evania Trevisan
Leonir Pires
Lucas Rodrigues
Luizinho Balen
Thomas Raabe
Zeneide Machado – Passo a Presidência a Vereadora Evania para usar a palavra após Evania devolve a palavra

PRESIDENTE: PASSAMOS A ORDEM DO DIA:

1º SECRETARIO: Projeto de Lei n° 049/2021, de origem do Poder Executivo que “Dispõe sobre o pagamento parcelado, remissão e cobrança de créditos tributários e não tributários, e dá outras providências”
1 – 1º SECRETARIO: Comissão de Constituição, Justiça e Redação – Em reunião realizada na manhã do dia 31/05/2021 - Voto do Relator substituto Airton Selmar Schaefer favorável a tramitação, acompanhando o voto através de Parecer o Presidente: Carlos Augusto franco de Freitas, e o suplente da Comissão: Leonir José de Matos Pires
2 – 1º SECRETARIO: Comissão de Orçamento, finanças e tributação – Em reunião realizada na manhã do dia 31/05/2021, a Comissão é a favor da tramitação da matéria - Presidente: Lucas da Silva Rodrigues; Relator: Thomas Raabe Meglin; Membro: Edinaldo Nunes de Moura
3 – PRESIDENTE: Discussão do Projeto
4 – PRESIDENTE: Votação do Projeto


1º SECRETARIO: Projeto de Lei n° 056/2021, de origem do Poder Executivo que Autoriza o município a contratar, em caráter emergencial, e por tempo determinado 01 (um) Educador Físico e dá outras providências
1 – 1º SECRETARIO: Comissão de Constituição, Justiça e Redação – Em reunião realizada na manhã do dia 27/05/2021 - Voto do Relator Luizinho Miguel Balen: Esta matéria não merece maiores explicações, eis que é costumeiro o Executivo buscar tal autorização. Segue um alerta por parte desta Relatoria, que se trata de contratação excepcional, e não pode, com todo o respeito, se tornar corriqueiro, pois, assim, vai ser uma forma de burlar o ingresso no serviço público através de contratação emergencial. Entende-se, ainda, a excepcionalidade, face a pandemia, o que, também, vem consubstanciar o pedido. A contratação é pelo prazo de 06 meses, podendo ser renovado por igual período, e no art. 3°, vem especificada a rubrica que vai abarcar as despesas com a contratação solicitada. A Assessoria Jurídica da Câmara opinou pela viabilidade jurídica do Projeto. Em análise realizada, este Relator encontrou a base jurídica para o pedido, obedecendo a simetria das Leis: art. 37, inciso IX, da Constituição Federal, art. 19, inciso IV, da Constituição Estadual, e na Lei Orgânica, art. 7º, incisos I, II e XXIX, art. 14, incisos I, letra “p”, art. 46, art. 48, art. 78, inciso IX, favorável a tramitação, acompanhando o voto através de Parecer o Presidente: Carlos Augusto franco de Freitas, e o membro da Comissão: Airton Selmar Schaefer
2 – 1º SECRETARIO: Comissão de Orçamento, finanças e tributação – Em reunião realizada na manhã do dia 31/05/2021, a Comissão é a favor da tramitação da matéria - Presidente: Lucas da Silva Rodrigues; Relator: Thomas Raabe Meglin; Membro: Edinaldo Nunes de Moura
3 – PRESIDENTE: Discussão do Projeto
4 – PRESIDENTE: Votação do Projeto

1º SECRETARIO: Projeto de Lei n° 060/2021, de origem do Poder Executivo que Autoriza o poder executivo a conceder auxílio financeiro, à Brigada Militar – 2° BPM – Batalhão Pinheiro Machado, e dá outras providências.
1 – 1º SECRETARIO: Comissão de Constituição, Justiça e Redação – Em reunião realizada na manhã do dia 31/05/2021 - Voto do Relator substituto Airton Selmar Schaefer favorável a tramitação, acompanhando o voto através de Parecer o Presidente: Carlos Augusto franco de Freitas, e o suplente da Comissão: Leonir José de Matos Pires
2 – 1º SECRETARIO: Comissão de Orçamento, finanças e tributação – Em reunião realizada na manhã do dia 31/05/2021, a Comissão é a favor da tramitação da matéria - Presidente: Lucas da Silva Rodrigues; Relator: Thomas Raabe Meglin; Membro: Edinaldo Nunes de Moura
3 – PRESIDENTE: Discussão do Projeto
4 – PRESIDENTE: Votação do Projeto

1º SECRETARIO: Projeto de Lei n° 044/2021, de origem do Poder Legislativo e autoria Vereador Luizinho Miguel Balen que “INSTITUI A PUBLICAÇÃO DOS ATOS DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO DE PANTANO GRANDE/RS, COM FORÇA DO CAPUT DO ART 37, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, E DÁ OURAS PROVIDÊNCIAS”
1 - 1º SECRETARIO: Leitura da Emenda Supressiva n° 001 ao Projeto de Lei n° 044/2021, de autoria do Vereador Luizinho Miguel Balen
2 – 1º SECRETARIO: Comissão de Constituição, Justiça e Redação – Em reunião realizada na manhã do dia 31/05/2021 - Voto do Relator substituto Airton Selmar Schaefer favorável a tramitação do Projeto e Emenda, acompanhando o voto através de Parecer o Presidente: Carlos Augusto franco de Freitas, e o suplente da Comissão: Leonir José de Matos Pires
3 – 1º SECRETARIO: Comissão de Orçamento, finanças e tributação – Em reunião realizada na manhã do dia 31/05/2021, a Comissão é a favor da tramitação das matérias - Presidente: Lucas da Silva Rodrigues; Relator: Thomas Raabe Meglin; Membro: Edinaldo Nunes de Moura
3 – PRESIDENTE: Discussão da Emenda Supressiva n° 001 ao Projeto de Lei n° 044/2021, de autoria do Vereador Luizinho Miguel Balen
4 – PRESIDENTE: Votação da Emenda Supressiva n° 001 ao Projeto de Lei n° 044/2021, de autoria do Vereador Luizinho Miguel Balen
5 – PRESIDENTE: Discussão do Projeto
6 – PRESIDENTE: Votação do Projeto

PRESIDENTE: Declaro encerrada esta décima oitava Sessão Plenária Ordinária do ano de 2021, sendo que a nossa próxima Sessão Ordinária será realizada no dia 08 de junho de 2021 às 19 horas

MATERIAS LEGISLATIVAS




VEREADORES PRESENTES
PRESENTE
Lucas da Silva Rodrigues

PRESENTE
Luizinho Miguel Balen

PRESENTE
Leonir José de Matos Pires

PRESENTE
Zeneide Machado

PRESENTE
Evania Frantz Trevisan

PRESENTE
Carlos Augusto Franco de Freitas

PRESENTE
Edinaldo Nunes de Moura

PRESENTE
Airton Selmar Schaefer

PRESENTE
Thomas Raabe Meglin

Rua Duque de Caxias, nº 42
Centro - Pantano Grande
Atendimento: Segunda das 07h45 às 12h15 e das 13h às 16h, terça das 8h às 11h50 e das 17h até o fim da Sessão e quartas, quintas e sextas das 8h às 11h50 e das 13h às 16h
Fone/Fax: (51) 3734-1285
camarapantanogrande@yahoo.com.br